terça-feira, 26 de abril de 2011

POLÍMERO vs LASER vs FLASH

O Daniel me fez uma pergunta sobre maquina laser, eu infelizmente não tenho uma mas conheço quem tem e já conversei bastante com ele.
Vou dizer um pouco do que penso sobre os três modos de fazer carimbos mais comuns que eu conheço.
POLÍMERO: Esse todo mundo que trabalha com carimbo conhece, revolucionou o modo como os carimbos eram feitos, isso foi na década de 90 quando só se fazia carimbos com tipografia que apesar de ser uma arte bem legal (sim era uma arte e não era qualquer um que tinha o dom de fazer) exigia um espaço grande, a produção não era muito rápida e pra fazer coisas diferentes como logos, tínhamos de mandar fazer um zinco.
Na minha opinião, o polímero é o que há de melhor, mais barato, mais rápido e prático para a maioria das aplicações de carimbos. Há algumas limitações é claro, a que eu mais me deparo são os clientes que querem usar tintas especiais que praticamente derretem o polímero.
Uma coisa que eu experimentei, adorei mas ainda não uso 100% é o polímero em saquinho Imagepac que a Nova Era vende é bem mais rápido e limpo pra fazer o carimbo. No começo perdi uns saquinhos pra me adaptar com o polímero (do mesmo jeito que acontece quando troco o fornecedor do polímero normal) mas depois foi só alegria, EU RECOMENDO.
LASER: Eu quero uma, um dia ainda vou ter, mas não pretendo usar só pra fazer carimbo e se Deus quiser quando eu tiver a minha não vai dar nem tempo de fazer carimbo nela.
Digo isso pq com a laser da pra fazer umas coisas muito legais em acrílico, madeira e um monte de outras coisas, quando comprar a minha eu quero utilizar mais para esse tipo de coisas, pra fazer carimbos eu ainda terei a minha máquina de polímero.
Mas falando em carimbo, a qualidade que sai o carimbo é ótima, fora que é um barato você ver o carimbo saído do computador e ser queimado diretamente na borracha. Porem, e sempre há um porem pra fazer um carimbo ou dois ela é rápida (um Printer 20 deve demorar uns 3 minutos + ou -) mas quando faz uma placa inteira demora muito e no polímero acaba ficando muito mais rápido.
A máquina que esse amigo tem é uma francesa muito boa, vi uma chinesa em uma feira com um preço bem mais acessível mas não gostei tanto da qualidade dos carimbos pois não tinha triangulação na base e letras pequenas borravam ao carimbar.
FLASH: Esse chegou, fez um barulho, mas pelo menos comigo não vingou. É legal para carimbos urgentes, sempre tenho um estoquesinho dos principais pra isso.
Uma coisa que não se pode negar é a qualidade da impressão desse tipo de carimbo no papel, é excelente. Não ofereço muito esse carimbo porque apesar se ser bem fácil de fazer uma peça uma produção grande já é mais complicada pois tenho que fazer um por vez. O que eu mais vendo desse é o K1R, aquele chaveirinho pequeno pois é bacana e barato, estou trabalhando também com os da Colop que tem um sistema legal da tinta que vem em um cartucho e não preciso jogar tinta por cima da borracha mas tem a desvantagem de demorar umas duas horas para a tinta descer, mas quando desce dura que é uma beleza.
Bom essas são as minhas opiniões sobre os três modos de fazer carimbos que eu conheço, tipografia apenas mencionei porque já está praticamente em desuso.
Essas são as minha verdades e não necessariamente a verdade absoluta, se alguém descorda favor comentar.
Se alguém também tiver alguma idéia de algum post que posso fazer aqui me diga pois é mais difícil achar coisas pra colocar aqui do que eu imaginava.
 

quarta-feira, 6 de abril de 2011

VAMOS TOMAR CUIDADO

   Um dia desses apareceu um camarada querendo fazer carimbos do Ministério do Trabalho. Quando pedi a autorização para a confecção do carimbo ele não tinha e me ofereceu R$ 300,00 por um carimbo (que pelo tamanho) custa R$ 30,00. Não fiz o carimbo para ele mas infelizmente tenho certeza que ele irá conseguir fazer em outro lugar. Por desonestidade ou ignorância.
   Esse caso chamou a atenção até pelo valor que ele ofereceu mas outros carimbo até mesmo corriqueiros como os de médicos é necessário pedir autorização ou pelo menos a identificação do profissional (CRM, CREA etc...) para que não sejamos cúmplices de trambiqueiros como na noticia do link abaixo.

Boliviana é presa com carimbos falsos de uso exclusivo da Polícia Federal