sexta-feira, 1 de março de 2013

FILME LUZ DO DIA

Gostaria de responder o comentário da Elaine

Por favor, preciso que me esclareça 2 dúvidas, o meu filme ainda passa um pouco de luz depois de revelado, o que ocasiona isso? O que faz as letras ficarem sujas dentro, o que provoca isso?
Parabéns pelo blog. Fico noa guardo. Obrigado. Elaine 

Bom dia Elaine

É difícil dizer o que exatamente está acontecendo sem conhecer todo o processo que você está fazendo. A minha maior dúvida seria:
Você está usando que tipo de impressora para fazer a arte final? Laser ou jato de tinta?

Se a resposta for jato de tinta ai está o problema, a grande maioria das impressoras jato de tinta não serve para fazer carimbo (digo a maioria pois não testei todas, mas acredito que nenhuma serve).

Caso esteja usando laser verifique se o preto no Corel está definido com 100% pois se não estiver ele sairá reticulado e ira passar luz nas letras e sendo assim as letras ficarão "sujas dentro".

Se você estiver fazendo tudo certo e ainda assim o filme passar muita luz talvez você esteja deixando tempo insuficiente no revelador.

Eu particularmente não estou mais usando filme LD e sim imprimindo em negativo e utilizando enegrecedor por sublimação, estou obtendo bons resultados e gastando menos sem perder a qualidade.


17 comentários:

  1. Também utilizo impressão direta no laser film em negativo, e após a impressão reforço com spray reforçador de imagem reforprynt, a impressora é uma HP a laser com toner e tenho bons resultados.

    ResponderExcluir
  2. ola não vi nenhum campo de perguntas aqui então la vai eu queria saber qual tipo de cola se usar pra colar o carimbo na madeira e colar o carimbo nos automaticos. eu vou ingressar no ramo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só uso fita dupla face, tem vários modelos no mercado, da uma pesquisada que é fácil de achar,...
      Boa sorte!!!

      Excluir
  3. Prezado Carimbeiro,

    No seu post de 01/03/13, intitulado filme luz do dia, você afirma que “a grande maioria das impressoras jato de tinta não serve para fazer carimbo (digo a maioria pois não testei todas, mas acredito que nenhuma serve).” Eu, assim como você, não utilizo mais o filme LD. Faço meus negativos em transparências impressas com impressora jato de tinta. O negativo fica tão bom quanto o que fazia com filme LD. A transparência que melhor me adaptei foi a Inkjet da Filipaper. O cartucho da impressora deve ter tinta preta corante, a maioria dos cartuchos hoje vêm com tinta pigmentada. Deve-se esvaziar o cartucho com tinta pigmentada e recarregá-lo com tinta corante. A tinta pigmentada, por usar pigmentos, deixa vazar luz UV na parte preta, Compro a tinta da Formulabs especial para cartuchos HP, pois uso uma deskjet 3550. Já usei em outras impressoras e ficou bom também. Uma dica importante é na hora de fazer a arte usar o 100% preto da paleta de cores RGB. Se utilizar a paleta CMYK o preto não fica 100% e passa luz na parte preta do negativo, ficando a borracha ruim. Ao imprimir a arte optar pela opção de melhor qualidade e maior resolução.

    Já imprimi arte com impressora lazer também, mas a melhor relação custo/qualidade encontrei nas impressoras jato de tinta + Transparência Inkjet + tinta corante.

    Um abraço,

    Luiz Claudio Resende

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde pessoal,...
    Tive esse problema também a um tempo, descobri com alguns testes que dois motivos faziam esse problema aparecer no meu caso:
    -> Impressora com uma qualidade ruim de impressão
    -> Tinta de qualidade ruim (cartuchos)

    Pra quem recarrega seus cartuchos, é bom conferir se o local onde fazem a recarga tem usado tinta de qualidade, pois isso interfere na qualidade do negativo, digo isso porque foi esse o meu caso, eu faço recarga de cartuchos e minha tinta preta perdeu qualidade na pigmentação por ficar armazenada inadequadamente, e como consequência os negativos começaram a deixar passar luz, e eu só percebi pelos negativos, porque na impressão em papel comum não se percebe,...
    Bom, no meu caso, como tinha muita tinta, e seria um bom prejuízo, tive que improvisar,...
    Imprimi duas vezes o mesmo negativo, e usei os dois (um em cima do outro), agora passar luz é impossível,...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. ótima ideia.
      Estava com problemas para confeccionar os carimbos e imaginava que era a matriz, mas não tinha certeza.
      Li seu comentário e fiz o teste.. tudo certinho, só preciso acertar o tempo.
      Muito obrigada.

      Excluir
  6. onde acho filme luz do dia

    ResponderExcluir
  7. Bem, eu tive esse problema e descobrir que era o cartucho de tonner. Alguns cartuchos de toner mesmo original não imprime preto puro. Comprei um paralelo e resolvido.

    ResponderExcluir
  8. Gente a minha impressão está saindo em AZUL, mesmo depois de realizar todas as configurações do Corel X6. Alguem pode ajudar,por favor. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde gente, sou de Pirassununga, sempre fiz carimbos com laser film, fiquei afastado por 3 anos dos carimbos e agora estou voltando e nao encontro mais o film LD, alguem poderia me explicar como faço no negativo passo a passo??? Agradeço.

    ResponderExcluir
  10. qual a melhor marca de luz uv 28W e 220v?

    ResponderExcluir
  11. Gente, Sou novo no assunto e estou tentando iniciar no ramo. Comprei alguns insumos para iniciar a produção de carimbos de forma caseira. Montei uma processadora de carimbos usando apenas uma lampada UV de 28w. Gostaria de saber qual tempo de exposição no lado do substrato e no lado principal e qual o melhor filme (papel vegetal ou transparência) para impressão do negativo. Pois fiz alguns testes e todos deram errados.

    ResponderExcluir
  12. AMIGO BOM DIA SOU SEU SEGUIDOR DO BLOG O CARIMBEIRO, VEJO TODAS AS POSTAGENS!

    Minha duvida ao uso do polímero, eu devo usar colocando na guarnição, este processo deve ser feito no escuro ou eu posso usar uma luz de led. Pois tenho receio em usar no as luz de led pois tenho receio que já começa o processo de revelação. Ou isso e bobagem minha ela só tem efeito na luz de UV ou luz negra? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite pessoal, fiquei um tempo sem fazer carimbos e agora que voltei não consigo fazer negativos de qualidade. Sempre usei papel vegetal e impressora laser HP com toners originais. Agora estou voltando a fazer e já testei de tudo, mas o fundo do negativo não sai chapado mais, fica quadriculadinhos pequenos. Alguma IDEIA AI

    ResponderExcluir
  14. Vc fez um vídeo transformando um desenho do Bob esponja para um carimbo ,só que fez sem explicar somente o vídeo sem áudio ,não consegui acompanhar porfavor pode me ajudar

    ResponderExcluir